Assistente de Recursos Humanos
Informações sobre o trabalho
Descrição do trabalho
Fundo
O PNUD atua em Moçambique desde 1976, com a formalização de um acordo de cooperação entre o PNUD e o Governo de Moçambique. O Standard Basic Framework Agreement foi assinado em 1976, em menos de um ano após a Independência, e estabelece a presença do PNUD no país.
As prioridades do programa foram definidas com as contrapartes nacionais. O foco do PNUD está alinhado com o Plano Estratégico do PNUD 2022-2025, a saber, a) Transformação estrutural acelerada, particularmente transições verdes, inclusivas e digitais, b) Ninguém deixado para trás, com foco no acesso equitativo a oportunidades e uma abordagem baseada em direitos para a agência humana e o desenvolvimento humano, c) resiliência construída para responder à incerteza e ao risco sistêmicos e suas seis soluções de assinaturas, Pobreza e desigualdade; Governança; Resiliência; Meio ambiente, energia e igualdade de gênero, com foco em três pilares interligados e transformadores:
- Apoiar a recuperação e diversificação econômica resiliente e inclusiva, além de meios de subsistência sustentáveis.
- Fortalecimento da resiliência climática e do uso sustentável dos recursos naturais.
- Promover governança inclusiva, justiça, direitos humanos, paz e coesão social.
O programa é estruturado em torno dos "quatro Ps" da agenda dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). A teoria da mudança sugere que uma abordagem baseada em questões que promova simultaneamente prosperidade inclusiva, gestão equitativa e sustentável dos recursos naturais (planeta) e sustentada por sistemas de governança que garantam paz, estabilidade e coesão social é a estratégia mais eficaz para reduzir a pobreza, melhorar as condições de vida e criar maiores oportunidades para todo o povo moçambicano. O programa fortalece o foco do PQG e outros planos estratégicos na redução da pobreza e da desigualdade por meio da promoção do desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável e da diversificação econômica, contribuindo assim para os ODS 1, 10 e 16. Em alinhamento com o Programa de Ação de Istambul, o objetivo é tornar o crescimento mais sustentável e menos vulnerável a choques externos e reduzir conflitos potenciais criando maiores e mais inclusivas oportunidades de emprego e subsistência. A ênfase é colocada na maximização de oportunidades para as mulheres como agentes de mudança, bem como para os jovens e o quintil mais pobre.
A sustentação do crescimento econômico inclusivo exigirá que a riqueza dos recursos naturais seja salvaguardada por meio de gestão sustentável e usada de forma transparente e equitativa para apoiar a transformação e diversificação econômica que beneficia comunidades pobres. A vulnerabilidade de Moçambique aos riscos climáticos será reduzida pelo fortalecimento da resiliência e da capacidade de recuperação. O crescimento sustentável e o desenvolvimento inclusivo só são possíveis em um ambiente de paz e estabilidade.
Geograficamente, o PNUD se concentra nas províncias de Gaza, Sofala e Cabo Delgado, onde tem uma presença de longa data e fortes relacionamentos com autoridades locais, comunidades e organizações da sociedade civil. Essas províncias estão expostas a riscos naturais e ao impacto da extração de recursos naturais tanto no meio ambiente quanto nas comunidades locais, o que afeta negativamente o desenvolvimento humano sustentável. Outras províncias onde existem problemas climáticos e ambientais específicos também serão alvos.
O PNUD trabalha com todas as outras agências da ONU no país para dar suporte aos esforços de desenvolvimento humano de Moçambique. Assim, o PNUD faz parte do United Nations Development Assistance Framework (UNDAF).
O PNUD trabalha com o Governo de Moçambique, a academia, a sociedade civil, o setor privado e outros parceiros nacionais e internacionais para ajudar a encontrar soluções para desafios de desenvolvimento persistentes e emergentes.
A unidade de Recursos Humanos (RH) fornece suporte à gerência do Country Office (CO) para garantir que o escritório esteja adequadamente dotado de pessoal de alta qualidade e engajado que receba a orientação, o feedback e o desenvolvimento de que precisam para contribuir totalmente com a agenda do CO e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A equipe de RH aplica políticas, procedimentos, programas e soluções estratégicas de gestão de recursos humanos – que alavancam tecnologia e análise – para promover uma forte cultura de gestão de pessoas e um ambiente de trabalho de alto desempenho, diverso, inclusivo e equitativo.
Objetivo da posição
Sob a orientação geral do DRR-Operations e supervisão direta do Human Resources Analyst, o HR Assistant fornece serviços de RH ao CO, garantindo alta qualidade, precisão e consistência do trabalho. O HR Assistant promove uma abordagem orientada ao cliente na unidade de RH consistente com as regras, regulamentos, políticas e procedimentos de RH da ONU/PNUD.
O Assistente de RH trabalha em estreita colaboração com as equipes de Programa, Operações e projetos no CO, Parceiros de Negócios de OHR da Sede do PNUD e funcionários do GSSC e outras agências da ONU para trocar informações e garantir uma prestação de serviços consistente.
O PNUD adota uma abordagem de portfólio para acomodar as necessidades de negócios em mudança e alavancar vínculos entre intervenções para atingir seus objetivos estratégicos. Portanto, espera-se que o pessoal do PNUD trabalhe em unidades, funções, equipes e projetos em equipes multidisciplinares para aprimorar e permitir a colaboração horizontal.
Deveres e responsabilidades
1.) Apoiar a implementação eficaz de estratégias de RH:
- Garantir total conformidade dos processos e registros de RH com as regras, regulamentos, políticas e estratégias da ONU/PNUD;
- Em consulta com o supervisor direto e a gerência do escritório, fornecer informações para o mapeamento dos processos de negócios do CO e elaboração do conteúdo dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) de gestão interna de RH, quando necessário no CO para complementar os POPs emitidos pelo GSSC/OHR;
- Coletar informações sobre a participação do PNUD em exercícios e pesquisas interinstitucionais, como pesquisas abrangentes e provisórias sobre salários locais, dificuldades e pesquisas de lugar para lugar, em coordenação com o supervisor direto.
2.) Implementar serviços de RH para o CO, incluindo recrutamento e pessoal:
- Preparar rascunhos de descrições de cargos e anúncios de vagas, compilar matrizes e desempenhar funções de Secretário em painéis de entrevistas para ações delegadas ao CO. Fornecer suporte com a preparação de documentação para enviar solicitações ao GSSC para ações não delegadas;
- Solicitar a criação e atualização de posições no ERP (ou criar posições se delegado) e facilitar a associação e atualização de posições aos campos do gráfico, em coordenação com os proprietários do orçamento;
- Acompanhe todas as transações relacionadas a cargos, contratações, benefícios, rendimentos/descontos, retroatividade, recuperações, ajustes e desligamentos por meio do ERP';
- Apoiar as ações oportunas de gestão de contratos, em consulta com o supervisor direto.
- Manter quadro de pessoal do CO;
- Atualização das listas de CO quando relevante;
- Fornecer informações para contas de recuperação de custos no ERP para serviços de RH fornecidos pelo PNUD a outras agências;
- Manter um sistema de arquivamento adequado para registros e documentos de RH;
- Prestar apoio administrativo aos aposentados, conforme aplicável;
- Fornecer suporte administrativo de RH para a implementação eficaz de serviços de RH ao PNUD e agências parceiras.
3.) Apoiar a gestão eficaz do desempenho da equipe, gestão de talentos e desenvolvimento de carreira no CO:
- Fornecer informações básicas para grupos formais de gestão de CO responsáveis por revisar e discutir coletivamente o desempenho, talento e necessidades de desenvolvimento da equipe de CO. Atuar como Secretário de painéis quando necessário;
- Fornecer informações básicas para a elaboração do plano de aprendizagem para todo o CO.
4.) Apoiar a construção e o compartilhamento de conhecimento no CO:
- Participar do treinamento da equipe de operações/projetos sobre questões de RH e todos os assuntos relevantes;
- Faça contribuições sólidas para redes de conhecimento e comunidades de prática.
O titular desempenha outras funções dentro de seu perfil funcional, conforme considerado necessário para o funcionamento eficiente do Escritório e da Organização.
Competências
Essencial
- Alcançar resultados: NÍVEL 1: Planeja e monitora seu próprio trabalho, presta atenção aos detalhes, entrega trabalho de qualidade dentro do prazo.
- Pense de forma inovadora: NÍVEL 1: Aberto a ideias criativas/riscos conhecidos, é solucionador de problemas pragmático e faz melhorias.
- Aprenda continuamente: NÍVEL 1: Mente aberta e curiosa, compartilha conhecimento, aprende com os erros, pede feedback.
- Adapte-se com agilidade: NÍVEL 1: Adapta-se às mudanças, lida construtivamente com ambiguidade/incerteza, é flexível.
- Agir com determinação: NÍVEL 1: Demonstra motivação e empenho, é capaz de agir com calma diante da adversidade e é confiante.
- Envolva-se e faça parcerias: NÍVEL 1: Demonstra compaixão/compreensão pelos outros, forma relacionamentos positivos.
- Permitir diversidade e inclusão: NÍVEL 1: Apreciar/respeitar diferenças, estar ciente de preconceitos inconscientes, confrontar a discriminação.
Competências multifuncionais e técnicas
Satisfação do cliente/Gestão de clientes:
- Capacidade de responder de forma oportuna e adequada, com senso de urgência, fornecer soluções consistentes e entregar resultados e/ou soluções de qualidade e em tempo hábil para atender e entender as reais necessidades dos clientes.
- Forneça insumos para o desenvolvimento da estratégia de atendimento ao cliente. Procure maneiras de agregar valor além das solicitações imediatas dos clientes.
- Capacidade de antecipar as necessidades e preocupações futuras do cliente.
Gestão de Operações:
- Capacidade de planejar, organizar e supervisionar efetivamente os processos de negócios da organização para converter seus ativos nos melhores resultados da maneira mais eficiente.
- Conhecimento de conceitos e mecanismos relevantes.
Design e Gestão de Recrutamento:
- Conhecimento e capacidade de projetar e gerenciar processos de recrutamento de ponta a ponta.
Avaliação e Seleção:
- Conhecimento e capacidade de aplicar diversas metodologias, ferramentas e plataformas de avaliação e seleção de candidatos; capacidade de alinhá-las efetivamente às necessidades específicas de recrutamento.
Gestão de Folha de Pagamento:
- Conhecimento e capacidade de aplicar mecanismos e ferramentas para coletar dados de folha de pagamento, processar folha de pagamento e gerenciar relatórios de folha de pagamento
Gestão de Desempenho:
- Conhecimento e capacidade de orientar a aplicação da teoria, sistemas e ferramentas de gestão de desempenho, incluindo articulação de expectativas, definição de objetivos e padrões de desempenho; condução de discussões relacionadas ao desempenho e treinamento de desempenho; capacidade de desenvolver processos de gestão e avaliação de desempenho que minimizem vieses.
Habilidades e experiência necessárias
Educação:
- É necessário ensino médio com certificação especializada em RH;
- Um diploma universitário em Recursos Humanos, Administração de Empresas, Administração Pública ou área equivalente será devidamente considerado, mas não é um requisito.
Experiência:
- É necessário um mínimo de 5 anos (com diploma de ensino médio) ou 2 anos (com diploma de bacharel) de experiência relevante em RH e/ou administrativa em nível nacional ou internacional;
- Experiência de trabalho relevante em Administração de RH em uma organização internacional é desejável;
- Experiência no uso de computadores e pacotes de software de escritório (MS Word, Excel, etc.) e conhecimento avançado de sistemas de gestão baseados na web;
- Experiência na utilização de sistemas ERP para administração de RH;
- Experiência em sistemas do PNUD, como Quantum, UNall, etc., é uma vantagem adicional.
Requisitos de idioma:
- É necessária fluência em inglês e português.
Igualdade de oportunidades
Como um empregador de oportunidades iguais, o PNUD valoriza a diversidade como uma expressão da multiplicidade de nações e culturas onde operamos e, como tal, encorajamos candidatos qualificados de todas as origens a se candidatarem a cargos na organização. Nossas decisões de emprego são baseadas no mérito e na adequação para o cargo, sem discriminação.
O PNUD também está comprometido em criar um ambiente de trabalho inclusivo, onde todos os funcionários tenham condições de contribuir com nossa missão, sejam valorizados, possam prosperar e se beneficiar de oportunidades de carreira abertas a todos.
Assédio sexual, exploração e abuso de autoridade
O PNUD não tolera assédio, assédio sexual, exploração, discriminação e abuso de autoridade. Todos os candidatos selecionados, portanto, passam por verificações relevantes e devem aderir aos respectivos padrões e princípios.
Direito de selecionar vários candidatos
O PNUD reserva-se o direito de selecionar um ou mais candidatos deste anúncio de vaga. Também podemos reter inscrições e considerar candidatos que se inscrevam para esta vaga para outras posições semelhantes no PNUD no mesmo nível de ensino e com descrição de cargo, experiência e requisitos educacionais semelhantes.
Alerta de fraude
O PNUD não cobra nenhuma taxa em nenhuma fase do seu processo de recrutamento. Para mais informações, consulte www.undp.org/scam-alert.
0 Comentários
Deixe-nos um comentário e adere ao nosso grupo do whatsapp
Emoji